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Terceirização de Serviços, Tudo O Que Você Precisa Saber!

estores e empreendedores “antenados” à evolução do mercado, usufruem inúmeras vantagens com a terceirização de serviços. É o seu caso? Ainda não? Então, não espere mais para curtir as  vantagens: reunimos todas as informações que você precisa saber para dominar a terceirização de serviços, que pode ser extremamente importante para o seu negócio – e para o seu bolso, claro! Confira.

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços é uma prática que vem se tornando cada vez mais popular no universo corporativo, e consiste em contratar alguém externo para cuidar de tarefas e processos da empresa, em vez de designar funcionários para a mesma função.

Além de impulsionar o crescimento do negócio, a terceirização de serviços também pode ajudar a economizar gastos, permitindo que a companhia se concentre em atividades essenciais.

A importância da terceirização de funcionários

A decisão de terceirizar é estratégica para a maioria das empresas, já que envolve uma redução de custos significativa, em vez de correr o risco de lidar com o acúmulo de funções em seu recursos humanos e departamento pessoal, ou sobrecarregar alguma área decisiva. E, se existe algo que nenhum empreendedor quer enfrentar, é a perda de controle de produto ou serviço. Portanto, a terceirização de serviços é uma tendência relevante para estabelecimentos de qualquer porte.

Contudo, é preciso procurar companhias especializadas em fornecer serviços terceirizados. Normalmente, elas já recrutam, contratam, treinam, efetuam pagamento, assistência médica e outros benefícios aos empregados selecionados. Tudo isso facilita, e muito, a vida da empresa contratante.

Principais vantagens da contratação terceirizada

O crescimento da terceirização de serviços nos últimos anos é, em parte, o resultado de uma mudança geral na filosofia de negócios. Até meados da década de 80, por exemplo, muitas empresas buscavam adquirir outras para diversificar seus interesses comerciais e reduzir os riscos.

À medida em que mais negócios descobriram as vantagens limitadas em administrar um grande grupo diversificado de empresas, muitos passaram a redirecionar seus esforços para apenas uma ou algumas áreas intimamente relacionadas.

Dessa forma, elas começaram a identificar ou desenvolver uma “competência essencial”, ou seja, uma combinação única de experiência e especialização que agrega vantagem competitiva em determinado setor.

Assim, todos os aspectos operacionais foram alinhados em torno da competência principal, e quaisquer atividades consideradas desnecessárias para preservar a ideia central precisaram  ser terceirizadas.

Por isso, os principais benefícios da terceirização de serviços giram em torno de:

  • Economia de gastos;
  • Melhora do gerenciamento interno;
  • Flexibilidade de pessoal (em contratos temporários ou sazonais, por exemplo);
  • Aumentar a eficiência da corporação;
  • Permitir que o negócio mantenha o foco em seu “carro-chefe”.

Por que terceirizar serviços?

Se você ainda não entendeu a importância de terceirizar a mão de obra, confira algumas razões e pontos decisivos:

Focar em objetivos específicos

Obviamente, crescer implica em investir mais recursos financeiros e humanos também. Portanto, em vez de sobrecarregar alguma área, terceirizar atividades possibilita que os recursos internos se mantenham lucrativos sem comprometer a qualidade do serviço executado.

É o caso de empresas menores que fecham grandes contratos, por exemplo. Seu fluxo de trabalho aumenta significativamente em um período curto de tempo, demandando mais de seus colaboradores.

Neste caso, para evitar o acúmulo de horas-extras ou custos na contratação de novos funcionários, uma boa alternativa é terceirizar alguns serviços para manter a equipe focada em garantir a excelência do acordo combinado.

Economizar gastos

Além de contribuir para focar em projetos de crescimento, a terceirização de serviços também ajuda na economia dos gastos da organização. Afinal, você deve estar ciente do quanto o custo de contratação de funcionários pode ser alto, principalmente se avaliar o piso salarial de cada categoria.

Por consequência disso, cabe destacar outro gasto recorrente que é o treinamento de colaboradores para exercer novas funções, exigindo ainda mais tempo e, claro, verba. Partindo do pressuposto que o investimento na qualificação interna tende a ser muito maior, a contratação de um funcionário terceirizado pode resultar um ótimo custo-benefício.

Desenvolver pessoal interno

Pegando carona no impasse da qualificação, imagine que você tenha um cliente que exige algum conhecimento que sua equipe, simplesmente, não possui. Terceirizar atividades fornece ao seu negócio um colaborador para atuar em conjunto com seu pessoal interno, contribuindo, inclusive, para a aquisição de novas habilidades.

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