Nossos Horários:  Seg‑Sex  08:00‑18:00
Ligue Agora:  (092)3361-1662
Terceirização de Serviços, Tudo O Que Você Precisa Saber!

Terceirização de Serviços, Tudo O Que Você Precisa Saber!

estores e empreendedores “antenados” à evolução do mercado, usufruem inúmeras vantagens com a terceirização de serviços. É o seu caso? Ainda não? Então, não espere mais para curtir as  vantagens: reunimos todas as informações que você precisa saber para dominar a terceirização de serviços, que pode ser extremamente importante para o seu negócio – e para o seu bolso, claro! Confira.

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços é uma prática que vem se tornando cada vez mais popular no universo corporativo, e consiste em contratar alguém externo para cuidar de tarefas e processos da empresa, em vez de designar funcionários para a mesma função.

Além de impulsionar o crescimento do negócio, a terceirização de serviços também pode ajudar a economizar gastos, permitindo que a companhia se concentre em atividades essenciais.

A importância da terceirização de funcionários

A decisão de terceirizar é estratégica para a maioria das empresas, já que envolve uma redução de custos significativa, em vez de correr o risco de lidar com o acúmulo de funções em seu recursos humanos e departamento pessoal, ou sobrecarregar alguma área decisiva. E, se existe algo que nenhum empreendedor quer enfrentar, é a perda de controle de produto ou serviço. Portanto, a terceirização de serviços é uma tendência relevante para estabelecimentos de qualquer porte.

Contudo, é preciso procurar companhias especializadas em fornecer serviços terceirizados. Normalmente, elas já recrutam, contratam, treinam, efetuam pagamento, assistência médica e outros benefícios aos empregados selecionados. Tudo isso facilita, e muito, a vida da empresa contratante.

Principais vantagens da contratação terceirizada

O crescimento da terceirização de serviços nos últimos anos é, em parte, o resultado de uma mudança geral na filosofia de negócios. Até meados da década de 80, por exemplo, muitas empresas buscavam adquirir outras para diversificar seus interesses comerciais e reduzir os riscos.

À medida em que mais negócios descobriram as vantagens limitadas em administrar um grande grupo diversificado de empresas, muitos passaram a redirecionar seus esforços para apenas uma ou algumas áreas intimamente relacionadas.

Dessa forma, elas começaram a identificar ou desenvolver uma “competência essencial”, ou seja, uma combinação única de experiência e especialização que agrega vantagem competitiva em determinado setor.

Assim, todos os aspectos operacionais foram alinhados em torno da competência principal, e quaisquer atividades consideradas desnecessárias para preservar a ideia central precisaram  ser terceirizadas.

Por isso, os principais benefícios da terceirização de serviços giram em torno de:

  • Economia de gastos;
  • Melhora do gerenciamento interno;
  • Flexibilidade de pessoal (em contratos temporários ou sazonais, por exemplo);
  • Aumentar a eficiência da corporação;
  • Permitir que o negócio mantenha o foco em seu “carro-chefe”.

Por que terceirizar serviços?

Se você ainda não entendeu a importância de terceirizar a mão de obra, confira algumas razões e pontos decisivos:

Focar em objetivos específicos

Obviamente, crescer implica em investir mais recursos financeiros e humanos também. Portanto, em vez de sobrecarregar alguma área, terceirizar atividades possibilita que os recursos internos se mantenham lucrativos sem comprometer a qualidade do serviço executado.

É o caso de empresas menores que fecham grandes contratos, por exemplo. Seu fluxo de trabalho aumenta significativamente em um período curto de tempo, demandando mais de seus colaboradores.

Neste caso, para evitar o acúmulo de horas-extras ou custos na contratação de novos funcionários, uma boa alternativa é terceirizar alguns serviços para manter a equipe focada em garantir a excelência do acordo combinado.

Economizar gastos

Além de contribuir para focar em projetos de crescimento, a terceirização de serviços também ajuda na economia dos gastos da organização. Afinal, você deve estar ciente do quanto o custo de contratação de funcionários pode ser alto, principalmente se avaliar o piso salarial de cada categoria.

Por consequência disso, cabe destacar outro gasto recorrente que é o treinamento de colaboradores para exercer novas funções, exigindo ainda mais tempo e, claro, verba. Partindo do pressuposto que o investimento na qualificação interna tende a ser muito maior, a contratação de um funcionário terceirizado pode resultar um ótimo custo-benefício.

Desenvolver pessoal interno

Pegando carona no impasse da qualificação, imagine que você tenha um cliente que exige algum conhecimento que sua equipe, simplesmente, não possui. Terceirizar atividades fornece ao seu negócio um colaborador para atuar em conjunto com seu pessoal interno, contribuindo, inclusive, para a aquisição de novas habilidades.

Limpeza e Conservação, contratar um agente vale a pena?

Limpeza e Conservação, contratar um agente vale a pena?

Benefícios da limpeza e conservação comercial

E é um fato comprovado que ambientes limpos e arrumados estão entre os pré-requisitos básicos para condições de trabalho agradáveis ​​e estimulantes.

Portanto, manter seu escritório limpo e impecável deve ser uma de suas principais preocupações se você deseja aumentar a produtividade e a criatividade de seus funcionários, além de fazer com que clientes e parceiros em potencial se sintam bem-vindos e incentivados a fazer negócios com você.

Manter sua área de negócios limpa, no entanto, requer investimento e tempo. Solicitar que seus funcionários realizem as tarefas de limpeza terá um efeito muito ruim, atrapalhando a concentração dos profissionais, sem mencionar o desperdício de tempo e possíveis resultados não muito satisfatórios, sem a mão de obra especializada em limpeza e conservação corporativa.

Por outro lado, contratar serviço de limpeza e conservação interna pode causar inconveniências, já que você será o responsável por supervisionar o trabalho deles, coordenando todos os aspectos das operações, lidando com questões de responsabilidade e saúde, fornecendo os materiais de limpeza necessários, entre outros fatores desgastantes.

Empresa de limpeza e conservação

Levando em consideração todos os itens acima, sua melhor opção é contratar um agente de limpeza e conservação terceirizado.

As empresas de limpeza e conservação de escritório oferecem uma variedade de serviços e programas para atender às necessidades do seu negócio. As contratações podem ser agendadas e suas preferências serão levadas em conta.

Dessa maneira, seu escritório ficará impecável e alegre, seus funcionários poderão se concentrar em seu próprio trabalho, não haverá necessidade de armazenar suprimentos de limpeza e se preocupar com substâncias químicas ou se desdobrar em outros tipos de funções.

O que faz um agente de limpeza e conservação

Os serviços regulares de limpeza e conservação comercial executados diariamente incluem:

💧Aspirar ou limpar o chão;

💧Espanar móveis de escritório;

💧Retirar o lixo;

💧Limpar entradas e áreas de convivência ou lazer;

💧Higienizar banheiros e espaços para refeições;

💧Usar equipamentos com redução de ruído para minimizar a distração.

Também existem alguns serviços realizados pelo auxiliar de limpeza e conservação num intervalo de tempo, geralmente, maior, como:

💦Reciclagem de acordo com a política da sua empresa;

💦Limpeza de eventos, apresentações e conferências;

💦Polimento de superfícies de madeira ou pedra natural;

💦Limpeza de janelas;

💦Limpeza completa de carpetes e estofados.

Limpeza de condomínio: como administrar?

Limpeza de condomínio: como administrar?

A realização da limpeza em condomínios por uma conservadora pode ser uma tarefa um pouco complicada de ser administrada. Isso se deve ao fato de, além de ser necessária uma periodicidade com que o trabalho seja desempenhado, é importante que sejam verificados e garantidos produtos de qualidade para sua realização, que estejam em bom estado, e que todo o serviço seja desempenhado por pessoas que saibam realiza-lo com eficiência. Uma opção muito recomendada para que todos esses fatores sejam garantidos hoje em dia é a terceirização de serviços de limpeza.

Em primeiro lugar, é importante garantir a total integridade física e da saúde das pessoas que executarão a limpeza. Devem ser disponibilizados a essas pessoas máscaras, luvas, botas, trajes frescos e confortáveis que garantam sua proteção e quaisquer outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que possam ser úteis na preservação de sua saúde enquanto é realizado o trabalho.

Além desses equipamentos de proteção, é muito importante que seja observado também se as ferramentas utilizadas estão adequadas – isto é, se vassouras e rodos estão em bom estado e possuem cabos de tamanho ideal para o usuário de maneira a não forçar sua postura durante sua utilização, por exemplo, entre outros fatores.

Os produtos que serão utilizados na limpeza de condomínio são talvez os elementos que merecem a maior atenção. Por se tratarem de produtos químicos, descuido com essa parte pode significar danos para a saúde da pessoa que estará realizando o trabalho – o que, além de gerar uma situação péssima e afetar a integridade física do indivíduo, pode também gerar processos trabalhistas contra o condomínio.

Como você pode ver, a limpeza de condomínio não é coisa fácil de se administrar. Nesses casos, a melhor opção geralmente é lançar mão da terceirização de serviços de limpeza. Como são numerosos os pequenos detalhes que exigem atenção na hora de se administrar a limpeza de condomínio, é natural que se esteja passível de enfrentar algumas pequenas falhas no processo – para os quais a empresa prestadora de serviços de limpeza certamente já está preparada de forma a evita-los e, assim, entregar um excelente resultado com eficiência e agilidade.